Aprendendo com o Solucionador


"Clama a Mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes".1 Esta é a promessa de Deus, mas vem com uma condição óbvia ainda que não expressa: precisa aprender a ouvir e reconhecer Suas respostas quando Ele as dá. Ele pode falar com você de várias formas:

1. A Palavra escrita
Ler e refletir na Bíblia, a Palavra de Deus já escrita, é uma maneira que os filhos de Deus têm de ouvi-lO. Nela encontram-se as respostas para a maioria das perguntas que terá na vida. Você só tem que procurá-las! (Se for um novo cristão ou se estiver começando a ler a Bíblia, leia primeiro os quatro Evangelhos, começando com o de São João. Os livros "Manual da Bíblia" e "Estudos Bíblicos", da Contato!, poderão ser de grande valia para descobrir o que a Bíblia diz acerca de diversos assuntos).
Talvez pense: "Como é que a Bíblia, um livro escrito há milhares de anos, pode falar sobre os problemas que enfrento hoje?" Bem, se estudar a Palavra de Deus com a mente aberta e uma atitude de fé, descobrirá que ela falará diretamente com você! Há muitas passagens na Bíblia que contêm respostas e conselhos para problemas que enfrentamos, hoje em dia. Ainda que os detalhes do nosso modo de vida moderno não se encontrem na Bíblia, a coragem, a esperança, a direção e a verdade que precisamos para superar cada problema na vida certamente estão lá. A Bíblia nos diz que as coisas nela contidas foram escritas para o nosso benefício. "Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança".1
A Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento. O rei Davi escreveu: "Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos Teus testemunhos. Sou mais prudente do que os velhos; porque guardo os Teus preceitos".2 O Senhor também promete: "Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir".3 Se orar, o Senhor o guiará às passagens que contêm as Suas instruções para você e que, às vezes, nem percebe que precisa.

2. A voz da Palavra
Ao ler a Palavra e familiarizar-se com ela, haverá momentos em que estará pensando ou orando sobre algo e, de repente, se lembrará de um versículo que se encaixará perfeitamente na situação e o ajudará a entender, ou lhe dará a solução que precisa. Isso é conhecido como a "voz da Palavra".
Já no fim do Seu ministério aqui na Terra, Jesus disse aos Seus discípulos que depois que fosse embora, Deus lhes enviaria o Espírito Santo para ensiná-los e guiá-los.1 Se você tiver sido batizado com o Espírito Santo, esta promessa é para você também. Talvez Ele já lhe esteja falando desta maneira sem que você tenha se apercebido. (Todos os que aceitam Jesus como seu Salvador recebem uma certa dose do Espírito Santo. O que a Bíblia chama de "batismo" do Espírito Santo é normalmente uma outra experiência que acontece mais tarde. Se você ainda não foi cheio com o Espírito Santo, pode ser, da mesma forma que recebeu a salvação, simplesmente orando. "Se vós ... sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai Celestial o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem?"2,3

3. Profecia e outros tipos de revelações diretas
A maioria das pessoas pensa que profetizar é prever o futuro, ou que é algum tipo de poder misterioso que somente algumas pessoas possuíram ao longo das eras. Todavia, é mais do que prever o futuro, não é tão misterioso assim e está disponível a todos os cristãos cheios do Espírito - inclusive você!1 É a habilidade de receber mensagens diretamente do Senhor - faladas pela sua própria boca, ou registradas pela sua própria mão - e é um dom do Espírito Santo pelo qual pode orar especificamente.
Se gostaria de ter o dom de profecia mas não o recebeu ou não tem certeza se já o tem, por que não parar agora e pedir? É seu, e é só pedir. "Tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será vosso"2.
Uma vez que tiver o dom de profecia, o Senhor pode dar-lhe palavras de amor, orientação, palavras para tranqüilizá-lo, revelações ou qualquer outra coisa que precise. Ele lhe dará conselhos e instruções sob medida para a sua situação.3
Quer tenha o dom de profecia quer não, o Senhor também pode lhe dar pensamentos ou impressões que sejam a resposta a alguma pergunta que você tenha, ou o ilumine numa situação em que esteja envolvido. Ele poderá também falar-lhe através de sonhos ou visões. Todas são formas de revelação direta.
Deus pode sussurrar-lhe Seus pensamentos ou lhe dar impressões a qualquer momento, mas, claro, é mais fácil quando você está lendo e refletindo sobre a Sua Palavra, ou orando. Quando você fica quieto e coloca de lado outros pensamentos e ocupações do dia-a-dia e concentra-se em Jesus, abre um canal para receber os pensamentos dEle.
Uma passagem da Bíblia refere-se a isso como ouvir a "voz mansa e delicada" do Senhor.1 Em outro versículo Ele promete: "Quer te desvies para a direita, quer te desvies para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão a palavra que será dita atrás de ti: Este é o caminho; andai nele".2
Não precisa demorar muito tempo para receber uma mensagem do Senhor, nem ficar orando por uma ou duas horas antes dEle falar com você. Mesmo que esteja no meio de alguma tarefa ou atividade, se parar por um minuto e dirigir sua atenção ao Céu, pode ouvi-lO sussurrando no seu coração ou mente.
Visões são ilustrações, com ou sem movimento, vistas pelos olhos da sua mente quando está acordado (normalmente quando está com os olhos fechados, mas nem sempre). Algumas pessoas tiveram visões que pareciam tão reais, tão tangíveis, que sentiam como se as estivessem vendo com os olhos físicos.
Sonhos reveladores da parte do Senhor normalmente são vívidos e a pessoa acorda com um forte pressentimento de que é importante e que tem um significado, diferente da maioria dos sonhos que parece não ter sentido ou ser de pouca importância. Já que o significado de um sonho na maioria das vezes é menos claro do que mensagens recebidas do Senhor de outras formas, é melhor pedir-Lhe para confirmar o que você acredita ser um sonho revelador, através de uma profecia ou de um versículo da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário