Maneiras de Orar


Há mais maneiras de orar do que você imagina. As orações podem ser demoradas, breves, silenciosas, em voz alta ou até cantadas. Algumas orações nem precisam ter palavras.1 Elas podem ser divertidas, de improviso ou venerações formais e eruditas. Podem ser espontâneas, cuidadosamente formuladas ou escritas. Redija-as você mesmo ou use algumas das que se encontram na Bíblia (há muitas no Livro dos Salmos) ou em algum livro cristão. Podem ser escritas por você mesmo ou pelos outros. Podem ser oradas em particular ou com outras pessoas. Podem ser simples reconhecimentos de que precisa das bênçãos do Senhor no seu dia-a-dia ou podem ser petições fervorosas por orientação para resolver uma situação aparentemente impossível. Elas podem ser louvores alegres de gratidão, ou orações comovedoras de arrependimento vindas de um coração quebrantado e contrito. Podem ser feitas quando estiver ajoelhado ou durante as suas tarefas. As maneiras de orar são tão variadas e numerosas quanto as suas necessidades. Aqui há alguns exemplos:

Orações de louvor
Orações de louvor beneficiam ambas as partes. Não só o Senhor adora o louvor, mas louvá-lO por Sua bondade coloca as coisas na devida perspectiva para você. Quando estiver sobrecarregado com preocupações e problemas, entregue-os a Jesus1 e depois comece a contar as suas bênçãos. Agradeça-Lhe por tudo o que já fez por você, depois louve-O e agradeça-Lhe pelo resultado desejado, que já é seu, por fé.
Foi isto o que fez o rei Davi da Bíblia. Se você acha que tem problemas, pense nos dele! Antes de tornar-se rei, seu tutor, o rei Saul, ficou com inveja e várias vezes tentou matá-lo. Depois que tornou-se rei, seu próprio filho usurpou o trono e Davi teve que partir em grande desonra e vergonha para outro país. (E isto sem mencionar seus inimigos estrangeiros!) Além do mais, ele era um pecador terrível, e sabia disso!
Parecia que tinha todos os motivos no mundo para ficar desanimado e reclamar, mas nos Salmos sempre teve uma atitude positiva, pelo menos ao final de cada um. Louvava a Deus apesar de suas tribulações, porque sabia que no final Deus ia fazer com que tudo desse certo, porque Ele sempre o fez e porque prometeu que faria. Por causa da fé e atitude de louvor que Davi tinha, Deus disse que ele era "um homem segundo o Seu coração"2 e, como resultado, temos o Livro dos Salmos!
A melhor hora para adquirir o hábito de louvar quando se ora é antes de enfrentar grandes problemas, é claro. Por exemplo, em vez de fazer uma oração tipo "por favor, Senhor", por seus filhos, poderia orar: "Jesus, obrigado pelas crianças maravilhosas que me deu. Agradeço-Lhe por cuidar delas. Obrigado por mantê-las a salvo e por ajudá-las nos estudos. Obrigado pelo tempo de qualidade que iremos passar esta tarde. ..."

Oração em conjunto
A maioria das orações fazemos sozinhos, pois sem elas não podemos sobreviver, e elas têm as suas recompensas.1 Entretanto, em certas ocasiões é vantajoso orar junto com outros.
Jesus promete: "Se dois de vós na Terra concordarem acerca de qualquer coisa que Me pedirem, isso lhes será feito por Meu Pai que está nos Céus. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles".2 O que ocorre é que em certas situações há mais poder na oração em conjunto.
Ter outras pessoas unindo-se a você durante um tempo particularmente difícil pode também ser um conforto e uma fonte de força espiritual. Parte da nossa responsabilidade como cristãos é apoiarmo-nos mutuamente através das nossas orações. Então beneficie-se das orações dos outros e se ofereça para orar com eles também, quando precisarem.

Oração tipo conversa
Ao orar sobre uma situação específica com outros, tente fazer uma "oração tipo conversa". Cada pessoa diz uma frase ou duas sobre um aspecto diferente, ou reivindica uma promessa na Bíblia apropriada para a situação. As pessoas podem dizer as frases que compõem a oração seguindo uma ordem específica ou espontaneamente, conforme o aspecto que lhes vier à mente. É como uma teleconferência ou uma conversa com o Senhor através de uma "sala de bate-papo" na Internet: você ouve o que os outros estão orando e Ele ouve a todos.
Desta forma, todos os ângulos do pedido de oração são cobertos e todos têm oportunidade de participar. Se limitarem a sua participação a poucas palavras e forem diretos ao assunto - uma ou duas frases no máximo - a oração será animada e prenderá a atenção de todos.

Oração com versículos

Uma vez que disse ao Senhor exatamente o que quer que Ele faça, talvez sinta necessidade de continuar orando, mas é desnecessário repetir as mesmas palavras, vez após vez. Essa é a hora perfeita para reforçar sua oração com promessas encontradas nas Escrituras.
Deus fez promessas na Sua Palavra. Quando orar, lembre-O delas, pois com isso demonstra fé de que Ele cumprirá a Sua Palavra. É uma declaração positiva da sua fé e do seu conhecimento da Palavra, e isso agrada a Deus.
Se estiverem orando num grupo, tentem alternarem-se na leitura, em voz alta, de versículos selecionados, ao invés de fazer orações individuais. Um outra idéia é intercalar as orações individuais com versículos. Para isso, pode comprar, ou fazer, uma "caixa de promessas" (versículos da Bíblia sobre vários assuntos que podem ser utilizados na oração). (Pode também encomendar Versículos-Chave da Bíblia, um livrinho que contém versículos selecionados sobre diversos assuntos e classificados por categorias.1)

Oração em "línguas"
Falar em línguas (a habilidade de falar uma ou mais línguas que nunca aprendeu) é um dos nove "dons do Espírito" que o Apóstolo Paulo descreve em 1 Coríntios 12:8-10 e do qual volta a fazer menção no capítulo seguinte, ao falar das "línguas dos homens e dos anjos".2 Às vezes são línguas terrenas - línguas do homem - mas, na maioria das vezes, são línguas celestes, dos anjos.
Se você foi cheio com o Espírito Santo mas ainda não recebeu o dom de línguas e gostaria de tê-lo, só precisa pedir a Deus e exercitá-lo logo em seguida. Apenas peça-Lhe para limpar a sua mente e comece a louvar o Senhor em voz alta sem parar. Largue seus pensamentos, solte a sua língua, e deixe o Espírito Santo assumir o controle e falar através de você.
Pode lhe parecer um palavreado ou uma balbucio, principalmente no início, mas o Senhor sabe, exatamente, o que o Espírito está orando por você.
Falar em línguas é uma forma maravilhosa de orar e louvar! É principalmente para o seu próprio benefício, encorajamento, inspiração e edificação, pois emociona o seu espírito.1

Oração fervorosa
Orações curtas e simples no decorrer do dia são boas, necessárias e o Senhor as ouve e atende. Entretanto, diante de uma crise ou decisão importante, precisamos de algo mais. Todas as orações deveriam ser sinceras, é claro, mas nem todas têm o mesmo grau de intensidade e fervor, porque algumas situações são mais sérias do que outras. Às vezes é preciso invocar a Deus em desespero, de todo o coração.
A oração fervorosa e cheia de fé pode alterar radicalmente até mesmo as situações mais difíceis.

O SENHOR DEIXA MUITO POR NOSSA CONTA, NOSSO INTERESSE E ORAÇÃO
Você ficaria surpreso em saber o quanto Deus depende das nossas orações e do nosso interesse. Quando enfrentamos uma situação de necessidade, Ele quer que demonstremos interesse e que oremos especificamente. Se realmente acreditarmos cada oração será ouvida e atendida, mas se não orarmos, não vai acontecer nada. Deus pode fazer qualquer coisa, mas coloca sobre nós a responsabilidade de orar.
        A intensidade de nossas orações, até que ponto as levamos a sério e o quanto desejamos algo, vem refletido na resposta! As pessoas e situações pelas quais estamos orando não vão receber mais do que enviarmos. Temos que visualizar as pessoas ou situações pelas quais estamos intercedendo e orar com esse propósito no coração, pedindo ao Senhor com exatidão o que queremos que Ele faça.
        As orações são respondidas com a mesma intensidade de origem. Como um feixe de luz direcionado a um espelho voltará com a mesma intensidade que foi emitido. Se orarmos de "meio coração", receberemos "meia resposta", mas se orarmos de todo o coração, receberemos uma resposta plena e poderosa!
        Você está exercitando o seu poder de oração? O Céu revelará o bem que fizemos - ou que poderíamos ter feito - através da oração!
-D.B.B.

Certo domingo de manhã, um garoto que vivia no campo cuidava de suas ovelhas quando os sinos da igreja começaram a tocar chamando as pessoas do vilarejo para o culto religioso.
        O menino começou a pensar que também gostaria de orar a Deus, mas não sabia como, pois nunca lhe haviam ensinado uma prece. Então, ajoelhou-se e começou a dizer o abecedário: "A, B, C ..." até chegar à letra Z.
        Um senhor passando do outro lado da sebe onde estava o rapazinho, ouviu sua voz e, observando por entre os galhos e as folhas, viu o garoto de joelhos, com as mãos postas e os olhos fechados repetindo "A, B, C….", e indagou:
        - O que está fazendo, menino?
        - Orando.
        - Mas por que está recitando o alfabeto?
        - Eu não sei orar, mas queria que Deus cuidasse de mim e das minhas ovelhas, então pensei que se dissesse tudo o que sei Ele poderia juntar as letras e saber tudo o que quero.
        - Deus o abençoe, meu filho. Deus decerto ouvirá e atenderá ao seu pedido. Quando a intenção é sincera, não há como os lábios proferirem algo errado.

HÁ GRANDE PODER NA ORAÇÃO EM CONJUNTO.
        Algumas pessoas são um pouco tímidas para orar na presença de outras e, às vezes, provavelmente pensam no que Jesus disse: "Quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará" (Mateus 6:6). Bem, há um tempo para isso, mas também existe o momento para orarmos juntos!
        Às vezes é importante dizer seu pedido, não só ao Senhor mas também aos outros, para que possam, unidos a você em oração, manifestar sua fé e confessar sua dependência do Senhor. Então, nunca tenha vergonha de pedir oração quando precisar!
        O Senhor adora atender aos seus pedidos e tem que atendê-los quando vê que estamos unidos em amor, oração, propósito, mente, coração e espírito. "Se dois de vós concordarem na Terra acerca de qualquer coisa que Me pedirem, isso vos será feito por Meu Pai, que está nos Céus. Pois onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, ali estou Eu no meio deles" (Mateus 18:19-20). A maneira como Deus opera no mundo espiritual é realmente maravilhosa! O Senhor diz que enquanto um persegue mil, dois colocam dez mil em fuga! (Cf. Deuteronômio 32:30).
-D.B.B.


Às vezes minha oração não se dá em palavras,
Somente pego em meu coração apreensivo
E em minhas mãos o apresento ao Senhor;
Feliz em saber que Ele é tão compreensivo.

Às vezes minha oração não se dá em palavras,
Meu espírito cai a Seus pés reverente,
E com Sua mão sobre minha cabeça
Comungamos em silêncio docemente.

Às vezes minha oração não se dá em palavras,
Pois estou cansado e anseio por repouso.
Meu coração encontra tudo o que precisa e deseja
Descansando em meu Salvador maravilhoso.

*
Cada manhã, diga ao Senhor: "Aqui estou, Jesus, meu Amigo, meu Salvador, meu Mestre. Estou diante de mais um novo dia. Sei que não sou capaz de nada sozinho, então peço que dê-Me o Seu amor e forças para hoje. Não consigo esse amor e essas forças sozinho, mas Você prometeu que, se eu apenas pedisse, me faria transbordar com o Seu amor para poder dá-lo aos outros. Então aqui estou agora, pedindo-Lhe que me faça transbordar com o Seu amor.
        Dê-me suficiente amor para que eu possa passar um pouquinho de Céu aos que estão comigo hoje - minha família e meus amigos, ou outros que encontrar. Ao dar um pouquinho de amor, um pouquinho de Céu, estarei dando um pouquinho de Você, Jesus, e o que quero é isto mesmo: dá-Lo aos outros; refleti-Lo; partilhar Você e o Seu maravilhoso amor com todo mundo".
        Se pedir com fé, Ele o fará. Responderá à sua oração e lhe dará suficiente amor e forças para cada dia, um dia de cada vez.

NÃO IMPORTA O QUE ESTEJA FAZENDO, PODE SEMPRE ESTAR ORANDO.
Você não tem que estar de joelhos para orar. Na verdade, deveria estar orando e olhando para Jesus - o autor e consumador da sua fé - em todas as suas atividades.
        Orar é como respirar... respirar o Espírito Santo o tempo inteiro. Fique em contato constante com o Senhor, pensando sempre nEle, e receberá o poder e a orientação do Espírito em tudo o que fizer! Se estiver orando sobre o que está fazendo e pedindo a Deus sabedoria, Ele promete concedê-la!
        O Senhor pode lhe poupar muito trabalho, problemas e tempo se apenas orar antes de começar um trabalho. Ore sobre a situação e peça ao Senhor para ajudá-lo e guiá-lo, mesmo que a sua oração seja somente algumas palavras: "Jesus, por favor, me ajude!" Pode orar em apenas um segundo e receber uma resposta rapidamente. Mas se não parar para orar, mas apoiar-se no seu próprio entendimento e sabedoria, estará propenso a cometer um triste erro!
        Então, "ore sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17). Pergunte ao Senhor sobre tudo, cada problema, cada decisão, e certifique-se de estar fazendo o que Ele quer que faça. "Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas"! (Provérbios 3:6)
-D.B.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário