Arranjar Tempo


Comunicação é algo que leva tempo. Não há outro jeito! Se pensar em tudo o que tem que fazer, no princípio, provavelmente, vai lhe parecer um sacrifício dedicar alguns minutos ao Senhor antes de começar o dia.
Pode também parecer estranho e uma interrupção deixar as outras coisas para mais tarde e falar com o Senhor primeiro. Entretanto, é um erro ver o tempo usado em oração como um tempo que poderia ser melhor aproveitado em outras coisas, porque por mais ocupado que esteja, se tomar tempo para orar, realizará muito mais. É um investimento, mas quando começar a colher os benefícios, se perguntará como conseguiu sobreviver sem a oração. Estão aqui algumas dicas para ajudá-lo a começar:
Faça um esforço consciente. Como qualquer novo hábito que se queira formar, vai exigir um esforço consciente por um certo tempo. No começo precisa realmente dedicar-se e, normalmente, vai esquecer muitas vezes, mas com o passar do tempo verá que estará lembrando-se cada vez mais de orar.
Faça disso uma prioridade. Sempre temos tempo para as coisas que consideramos importantes.
Defina momentos específicos na sua rotina diária para orar. O rei Davi escreveu no Livro dos Salmos: "De tarde, de manhã e ao meio-dia orarei ... e Ele ouvirá a minha voz"1. Se esperar até resolver as outras coisas, nunca acontecerá. Se achar que uma certa hora do dia não é a melhor, tente outra.
Arranje uma hora e lugar onde possa ficar quieto, sem distrações.
Estabeleça metas viáveis: talvez dez ou quinze minutos uma vez por dia para começar, depois tente fazê-lo duas ou mais vezes por dia. Orações não precisam ser longas. Quando os discípulos de Jesus pediram-Lhe para ensiná-los a orar, a oração modelo que lhes ensinou - conhecida como o Pai Nosso - tinha somente sessenta e nove palavras.2 O importante não é quanto tempo você ora, mas sim quanto acredita, quão determinado está e quão sincero você é.
Aproveite os momentos de sobra durante o dia para orações breves e rápidas. Pode fazer isso durante o intervalo para o café, se estiver preso num congestionamento, enquanto estiver esperando alguém, cozinhando, tomando banho, esperando o bebê dormir, quando estiver andando com o cachorro - na verdade, praticamente a qualquer hora. Apenas concentre seus pensamentos no Senhor e deixe-O revigorá-lo e dar-lhe forças e inspiração para continuar.3
Mesmo depois de adquirir o hábito de orar enquanto estiver fazendo outras coisas, precisa de momentos sossegados nos quais possa dar toda a sua atenção ao Senhor e ao que Ele tem a lhe dizer.
Se perder sua hora marcada um dia, não desista! Tente novamente no dia seguinte!

Robert G. LeTourneau, o inventor e fabricante das primeiras grandes máquinas escavadoras, era também um cristão dedicado.
        Uma noite, precisava desenhar uma peça que seria construída no dia seguinte, mas também tinha que comparecer a uma reunião de oração. Adiar a manufatura da peça lhe sairia dispendioso, mas acabou por decidir que a reunião de oração era ainda mais importante. Como iria ter o esboço feito na manhã seguinte?
        Voltou para casa por volta das dez horas. Até então, nem tinha conseguido começar o esboço, mas sentou-se na frente da prancheta e em uns cinco minutos, saiu-se com um desenho inovador e viável. Robert tinha sido inspirado por Deus! E mais, a peça desenhada nessa noite se tornou o elemento-chave de muitas outras máquinas que Robert LeTourneau inventou depois disso.
        Compensa orar!

*

Separe um tempo para ouvir a Deus e Ele separará um tempo para resolver o seu problema.
-D.B.B.

Comece o Dia Direito: Escute o Senhor!
        Você deveria tentar passar um tempinho em oração todas as manhãs antes de começar seu dia de trabalho pedindo ao Senhor para ajudá-lo, direcioná-lo e guiá-lo. Quando acorda, antes de fazer qualquer coisa, fale com Deus. Receba dEle suas ordens para o dia e o deixará surpreso como Ele solucionará muitos dos seus problemas antes sequer do dia começar, simplesmente porque você parou para ouvir o que Ele tem a dizer.
        Mas se começar logo mergulhando em todos os problemas e preocupações, e no seu dia de trabalho, sem parar primeiro para falar com o Senhor e receber a orientação dEle, será como um músico que decidisse dar o concerto primeiro e depois afinar o instrumento. Comece o dia com oração e a Palavra de Deus, e entre, antes de mais nada, em harmonia com Ele.
        Nunca pense: "É muito difícil orar", ou: "Não tenho tempo para orar". Quanto mais ocupado for o seu dia, mais razão tem para rezar e deve rezar ainda mais. Se apenas passar um pouco mais de tempo orando, descobrirá que depois passará menos tempo trabalhando para terminar o que precisa fazer. Se o seu dia for alicerçado em oração, menor será a probabilidade dele desabar. É simples assim!
-D.B.B.
*
Reclamamos, nos queixamos,
Ficamos mal-humorados;
Resmungamos, rezingamos,
Nos sentimos magoados.

Falha o nosso entendimento,
Não conseguimos ver a luz;
Mas o que só precisamos
É de um momento com Jesus.
- Autor anônimo

A maioria dos cristãos hoje em dia, estão mais preocupados em fazer com que Deus escute o que eles têm a dizer do que em ouvir a Deus. Tentam fazer com que Ele avalize o programa deles. Uma vez ouvi alguém dizer: "Você está disposto a, não apresentar o seu programa a Deus para Ele assinar, nem a ver o programa de Deus para você assinar, mas sim a: assinar uma folha de papel em branco e deixar Deus preenchê-la, sem você nem saber qual será o programa dEle?"
        Você precisa aprender sobretudo a ouvir o Senhor. Não cabe ao Rei ficar correndo atrás dos seus súditos gritando e berrando para fazê-los Lhe obedecer! Você deve ir até Ele em quietude e reverência e, sinceramente e com temor, apresentar sua petição e esperar silenciosamente para receber a resposta. Tem que temer, respeitar e reverenciar o Senhor e tratá-Lo como o Rei que Ele é!
-D.B.B.
*

Ficar quieto perante o Senhor mostra que você tem fé de que Ele vai cuidar da situação. Mostra que confia no Senhor. "Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti" (Isaías 26:3).
Se não estiver confiando, estará em confusão o tempo todo. Como diz o verso:
"Quando confio, não fico agitado.
Quando fico agitado,
é por não ter confiado! "
        Se estiver numa grande agitação, confuso, preocupando-se, inquieto e irritado, não está confiando! Não tem a fé que deveria ter. Confiança é o retrato do descanso total, paz e tranqüilidade de coração, mente e espírito. O corpo pode ter que continuar trabalhando, mas você tem um espírito calmo.
-D.B.B.
Levantei cedo outro dia,
E logo comecei a trabalhar;
Tinha tanta coisa para fazer,
Que não tive tempo de orar.

Mas os problemas logo começaram,
Tudo o que fiz mal valeu,
"Por que Deus não me ajuda?" pensei
"Você não pediu!" Ele respondeu.

Tentei chegar à Sua presença,
Tentei de tudo para a porta abrir,
Mas Deus com amor me repreendeu:
"Meu filho, era só pedir!"

Queria estar alegre e feliz,
Mas o dia continuou frio e triste.
"Por que Deus não me mostra?"
"Você não buscou!", Ele disse.

Levantei cedo esta manhã,
E parei antes do dia começar,
Tinha tanto para fazer
Que não pude deixar de orar!
-Autor anônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário