Como Obter Resultados


Não há nenhum padrão ou fórmula mágica para a oração, mas há alguns passos que se pode adotar que ajudarão as suas orações a terem o efeito que você deseja:

1. Tenha uma atitude agradecida e de louvor.
O louvor agrada ao Senhor e o leva à presença dEle. "Entrai pelas portas com louvor, e em Seus átrios com hinos: louvai-O, e bendizei o Seu nome."1 "Em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus".2
Antes de começar a redigir uma lista de tudo o que gostaria que Deus fizesse, pare um minuto para louvá-lO e agradecer-Lhe por tudo o que já fez por você. Se não agradecer-Lhe pelas bênçãos que já lhe deu, Ele não vai querer atender as suas orações e dar-lhe outras coisas.
É claro que há ocasiões em que não temos muita vontade de louvar ou agradecer ao Senhor - quando estamos doentes, ou com dor, ou com a moral baixa ou desanimados. Mas seja como for, é nesses momentos que é ainda mais importante ficar positivo e louvar a Deus. Sempre há algo pelo qual pode agradecer ao Senhor. Agradeça-Lhe por tudo de bom que Ele colocou no seu caminho, assim como pelas tribulações e problemas que não tem. Ao pensar nestas coisas e colocá-las em palavras, seus louvores irão elevar seu espírito como nada mais poderia. Com a ajuda do Senhor, o louvor o ajudará a sair dos seus problemas e dificuldades.

2. Comece com o coração limpo.
Antes de ter fé de que Deus irá atender as suas orações, precisa ter certeza de que as coisas estão bem entre você e Ele. "Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que os nossos corações, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração nos não condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que Lhe pedirmos, dEle a receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável à Sua vista".1
Sentir-se indigno da bênção do Senhor - se o seu coração o condena -normalmente significa duas coisas: ou você tem culpa no cartório ou não fez nada errado, mas o Diabo o está acusando de ter feito.
A maneira mais eficaz de fazer com que suas orações não sejam atendidas é, claro, impedir que elas nem sejam feitas. Assim sendo, o Diabo tenta convencê-lo de que você é mau demais para aproximar-se do Senhor ou esperar que Ele o ajude. É por isso que não pode basear suas orações ou o seu relacionamento com o Senhor no seu estado de espírito. É preciso separar a verdade da mentira, e faz-se isso pedindo, com sinceridade, ao Senhor que o ajude a ver as coisas como Ele as vê.
Se fez algo errado, para endireitar as coisas só precisa reconhecer a sua culpa, pedir perdão ao Senhor e comprometer-se a resolver a situação ou reconciliar-se com quaisquer outros envolvidos. Tendo feito isso, o Senhor é rápido em perdoar, ouvir e atender às suas outras orações.1
Se continuar sentindo-se culpado e indigno depois de o Senhor já ter-lhe perdoado, é obviamente porque o Diabo o está fazendo se sentir assim. Não dê ouvidos a ele, pelo contrário, vá ousadamente até o próprio trono de Deus para receber a Sua misericórdia e achar a Sua graça para o ajudar em seus tempos de necessidade"2. Não fazer caso do Diabo, resistir a ele e não aceitar as suas mentiras, as fará desvanecer. Comece a orar e o Senhor tirará o peso do seu coração, Ele o aliviará.

3. Ore para que a vontade de Deus seja feita.
Quando você está fazendo o melhor que pode para agradar ao Senhor, é do agrado dEle conceder os desejos do seu coração. "Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração"3. Como um pai amoroso, Ele tem prazer em lhe dar o que precisa e até o que quer, desde que faça bem a você e não prejudique os outros.
Pense primeiro em termos do que agradaria ao Senhor e O faria mais feliz, e faça disso a sua oração. Quando a vontade de Deus e a sua estão alinhadas, você pode "pedir tudo o que quiser, e lhe será feito".1

4. Coloque as necessidades dos outros acima das suas.
A oração traz benefícios pessoais maravilhosos para um cristão, mas também é uma grande responsabilidade. Deus espera que oremos não só por nós mas também pelos outros.
Suas orações podem fazer a diferença na vida dos outros, ainda que estejam a milhares de quilômetros de distância. Elas alcançam e resgatam as pessoas, e podem confortar, amar, curar, reparar danos, trazer alegria e felicidade, derrubar barreiras, superar qualquer obstáculo e receber as infinitas provisões de Deus. Suas orações podem fazer as mãos de Deus trabalharem na vida e no coração de outros.
O Senhor adora atender as orações altruístas! Além disso, ao ver que você está colocando as necessidades dos outros antes das suas, Ele pode até derramar sobre você mais bênçãos do que poderia pedir.

5. Seja específico.
Jesus quer que sejamos claros nos nossos pedidos. Ele nos pergunta: "Que querem vocês que Eu faça?"1. As orações específicas recebem respostas específicas, enquanto que as vagas e não direcionadas normalmente indicam uma destas três coisas: a pessoa orando não está muito interessada; não sabe de fato o quer que Ele faça, ou não tem fé de que Ele o pode fazer. Então, seja o mais claro e específico possível, como seria se estivesse preenchendo um cheque a ser sacado no Banco do Céu. Preencha-o com a quantia exata que deseja, pagável a você mesmo ou a outra pessoa que precise, inclua a data e endosse: o valor ali especificado é seu!

6. Esteja de todo o coração.
Às vezes você talvez se pergunte porque precisa orar, visto que se Deus é onisciente, já sabe o que você precisa. Por que passar todo esse tempo pedindo, se Ele já sabe de antemão o que vai pedir? É verdade, Deus sabe o que precisa antes mesmo de você Lhe pedir2, mas ainda assim espera que ore, pois isso demonstra que depende e precisa dEle. É uma declaração positiva da sua fé de que Ele pode atender as suas orações, e isso Lhe agrada.
Se você for letárgico e pensar que o Senhor irá responder às suas orações independentemente da sua atitude ao orar, ou que Ele fará tudo por você sem que precise se preocupar em pedir, provavelmente ficará decepcionado com os resultados - ou com a falta deles.
Isaías, um dos profetas do Antigo Testamento, corretamente concluiu que coisas más estavam acontecendo aos israelitas porque as pessoas não estavam intercedendo junto a Deus: "E não há quem invoque o Teu nome, que desperte, e Te detenha".1.
Deus quer que você demonstre interesse e ore pelas coisas e, tratando-se de situações graves, espera que leve a sério pedir-Lhe ajuda. Se você se mexer, Deus também Se mexerá! "Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando Me buscardes de todo o vosso coração".2

7. Exercite a sua fé.
O que é fé? É agir na certeza de que Deus vai cumprir a Sua Palavra, acreditar que Ele fará o que prometeu. Quando uma pessoa tem fé, não se importa com o que a razão ou lógica indicam, mas simplesmente sabe que acontecerá porque Deus prometeu, quer a mente humana seja capaz de compreender, quer não.
Quanto maior for a sua fé na capacidade do Senhor para atender as suas petições, maiores serão as respostas. Estes dois exemplos demonstram este ponto muito bem:
Quando dois cegos pediram a Jesus que os curasse, Ele lhes perguntou se acreditavam que Ele podia fazê-lo. Quando responderam que sim, Ele disse que seria feito "segundo a fé deles", e os curou!3
Em outra passagem lemos que Ele não fez tantos milagres numa determinada cidade por causa da incredulidade das pessoas.4 Portanto, está bastante claro que a resposta de Deus é proporcional à sua fé.
Como você pode desenvolver o seu "músculo da fé"? Alimentando-o com a Palavra de Deus,1 e exercitando-o diariamente através da oração. Se esquecer-se de alimentá-lo, ficará fraco, e a falta de exercício o tornará flácido.

8. Ore em nome de Jesus.
Jesus nos diz: "Tudo quanto pedirdes em Meu nome Eu o farei",2 e "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim".3 Este último versículo refere-se em princípio à salvação, mas também aplica-se à oração.
Quando Jesus veio à Terra para morrer pelos nossos pecados, passou a ser o nosso Mediador para com Deus, o Pai. A Bíblia nos diz que "há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem".4 Dirija as suas orações a Jesus e receberá respostas maravilhosas!

9. Exercite os direitos que a Palavra de Deus lhe dá.
Deus tem um armazém de tesouros incomparáveis e riquezas infinitas - tudo o que você poderia pedir, precisar ou imaginar - e tudo nos foi prometido na Sua Palavra. Como as Escrituras explicam, o Senhor "nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas nos tornemos participantes da natureza divina".5 Nós só precisamos reivindicar o que nos é de direito.
A Palavra de Deus é como um contrato ao qual Ele se obrigou. O primeiro passo é familiarizar-se com os termos do contrato, o que se faz através da leitura da Sua Palavra. Então, quando orar, Ele quer que Lhe exija o cumprimento de tais termos. Quando O lembra de Suas promessas, mostra que tem fé no que Ele disse e que acredita que Ele pode e vai fazer o que você está pedindo.
É claro que no contrato também há termos que você terá que cumprir. Muitas das promessas de Deus são condicionais. "Qualquer coisa que Lhe pedirmos, dEle a receberemos; porque guardamos os Seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à Sua vista"1. Para exigir o cumprimento da Sua promessa de "qualquer coisa que Lhe pedimos", precisa esforçar-se ao máximo para guardar os Seus mandamentos e agradar-Lhe. Se cumprir a sua parte do contrato, pode com toda a ousadia exigir aquilo que lhe é de direito, em conformidade com a Palavra de Deus.

Havia cerca de um mês que a nossa filha, Angela, se queixava de dor nos olhos. Além disso, não conseguia focar as palavras quando lia. Nós a levamos a dois oftalmologistas, mas ambos disseram que seus olhos estavam bem.
Contudo, nas semanas seguintes a dor continuou e ficou cada vez mais difícil focar os olhos. Consultamos um terceiro médico e este sugeriu que a levássemos ao hospital para exames mais completos.
No hospital, o diagnóstico não foi bom. "O problema de Angela poderia ser uma lesão num dos olhos ou no cérebro," disse a oftalmologista. Se esse fosse o caso, provavelmente já era tarde para qualquer tratamento. Enquanto ela fazia um exame do nervo ótico, nós orávamos pelo melhor.
Quando saíram os resultados, a médica explicou que o problema de Angela era invulgarmente acentuado. Os olhos dela mal conseguiam detectar as luzes mais fortes. A médica suspeitava de um tumor no cérebro. Era uma emergência!
Nessa noite, oramos desesperadamente pela cura de Angela, e eu li para ela a Palavra de Deus sobre fé e cura. Como ela não conseguia ver nenhuma das palavras na Bíblia que tanto amava, achamos que o Salmo 119:18 seria um versículo apropriado para reivindicar: "Desvenda (abre) os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei." Depois nos firmamos na fé, acreditando que o Senhor tinha ouvido as nossas orações e a curaria.
Quase imediatamente ela começou a ver as palavras, uma por uma. Logo, estava lendo a página inteira. Sua cura foi milagrosa e imediata!
-M.T., Taiwan
10. Recuse-se a duvidar.
É o trabalho do Diabo tentar fazê-lo duvidar da Palavra de Deus. Se ele conseguir convencê-lo de que as promessas de Deus são vazias e não se pode confiar nelas, terá então tirado o poder das suas orações.
A Palavra nos diz: "Peça, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa; homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos".1 Recuse-se a dar lugar a qualquer pensamento que contradiga a Palavra, pois são as sementes das dúvidas do Diabo!

11. Considere feito.
Para Deus, toda a oração que esteja em conformidade com a Sua vontade e com o que Ele sabe ser o melhor para todos os envolvidos é atendida antes dela terminar.1
A Palavra de Deus não pode falhar. Portanto, quando cumprimos as simples condições nela destacadas, como foram explicadas aqui, nossos pedidos são automaticamente atendidos. Talvez não da maneira que esperamos e talvez nem vejamos o cumprimento imediatamente, mas Deus já deu início ao processo, para que, a Seu tempo, as coisas aconteçam, desde que estejam dentro da Sua vontade.
Sendo assim, depois de apresentar o seu pedido ao Senhor, é hora de fazer o que é conhecido como "ficar firme na fé". Deve confiar que a resposta está a caminho e acreditar que, se você cumpriu a sua parte, Ele cumprirá a dEle, mesmo que às vezes demore um pouco. Considere feito!
12. Agradeça a Deus pela resposta.
Se realmente acreditar que Deus ouviu e atendeu a sua oração não vai esperar até ver a resposta para agradecer-lhe. Você irá agradecer por fé. É tão importante terminar suas orações com louvor e agradecimento quanto é começá-las dessa forma.

Você Está Contra a Parede? Dê Meia Volta e Coloque Deus Contra a Parede!
        O Senhor adora precipitar uma crise! Às vezes deixa que as coisas aconteçam para que oremos e acreditemos nEle. Ele quer que sejamos específicos e que demos um passo de fé definido fazendo pedidos específicos e esperando respostas específicas. Orações desse tipo colocam Deus e nós contra a parede, mas são um sinal de nossa fé, e isso agrada a Deus.
        Algumas pessoas têm medo de fazer pedidos a Deus por receio de não serem atendidas, pois acham que pode ser um mau reflexo da sua condição espiritual, ou até afetar a reputação de Deus. "E se Ele não atender à oração? O que vão pensar da nossa fé e do nosso Deus?" Sendo assim, só fazem pedidos generalizados para não serem responsabilizadas caso não recebam uma resposta.
        Mas Deus adora ser colocado contra a parede, porque sabe que nunca falhará. Ele sempre cumpre o que promete, desde que observemos as condições, exercitemos a nossa fé em oração e obedeçamos à Sua Palavra. E quando Ele responder, será um testemunho da Sua Palavra e da Sua fidelidade, e também da nossa fé, por contarmos com uma resposta específica. Então diga-Lhe exatamente o que precisa ou o que quer que seja feito e Ele não falhará!
-D.B.B.
*
O Dr. Alexander Whyte, de Edimburgo, era famoso pelas orações que fazia quando no púlpito. Sempre achava algo pelo que agradecer a Deus, mesmo nas horas ruins. Certa manhã, quando caía uma forte tempestade, um membro da congregação disse com os seus botões: "O pastor não vai ter nada pelo que agradecer num dia feio como este."
Mas Whyte começou sua oração assim: "Ó Deus, nós Lhe agradecemos por os dias não serem sempre assim."

Um Bebê é uma Ilustração de Fé!
        Como receber do Senhor o alimento espiritual que precisamos? É muito simples: só precisamos ter a fé de um bebezinho!
        Quando uma criança chora para mamar, sabe que sua mãe não pensaria em recusar. Deus fez com que ele nascesse sabendo que, se chorar, a mãe atenderá. Ele conta com uma resposta e a recebe! E se nós, sendo filhos do nosso Pai Celeste, pedirmos leite, Ele com toda certeza não vai nos dar uma serpente nem coisa assim! (cf. Lucas 11:11)
        O que é que traz o leite para fora do seio da mãe? Quando a criança mama, ela cria um vácuo dentro da sua boca, e isso extrai o leite. Orar é criar um vácuo assim dentro do nosso coração: "Senhor, aqui está um espaço vazio: encha-o!"
        Nos primeiros dias de vida do bebê, a mãe tem que lhe dar o alimento e mostrar-lhe onde está. Mas com o passar do tempo, ele sabe automaticamente onde achar o leite e pode pegá-lo sem ajuda.
        Da mesma forma, quanto mais recebermos o alimento de Deus, mais saberemos onde encontrá-lo! Desde que continuemos sugando, receberemos mais, porque a Sua capacidade de dar é ilimitada!
-D.B.B.

Conta-se a história de uma senhora idosa que morava sozinha numa região montanhosa da Escócia e que era tão pobre que a igreja tinha que pagar o seu aluguel.
        Certo dia, quando o pastor foi entregar-lhe o dinheiro do aluguel, disse:
- Dona McKintrick, porque o seu filho não a sustenta? Ouvi dizer que ele tem um bom emprego na Austrália, que é um bom rapaz e a ama muito. É verdade?
- Ah sim - disse a mãe - ele nunca se esquece de mim. Todas as semanas me manda as cartas mais amorosas!
Curioso para saber mais sobre um filho que pudesse amar tanto a mãe e ainda assim deixá-la na miséria, o pastor pediu para ver algumas das cartas.
Pouco depois, a mulher voltou com dois pacotes. Entregando o primeiro, disse:
- Estas são as cartas dele, e estas são as lindas gravuras que ele me manda em cada uma. Cabem perfeitamente na carta e mostra que ele pensa em mim.
O pastor estava mais curioso do que nunca.
        - Uma gravura em cada carta? Posso vê-las também?
        - Mas é claro. Algumas têm o rosto de um homem, outras de um homem sentado num cavalo e outras têm o retrato do rei. Veja, esta aqui tem o rei da Inglaterra. Viva o rei!
- Viva o seu filho! - disse o pastor surpreso - Minha cara amiga, sabia que é uma mulher rica? Isto é dinheiro. A senhora tem uma fortuna aqui! E só de pensar no que tem sofrido e nas necessidades que tem passado, quando todo este tempo tinha em casa riquezas que pensava serem somente belas gravuras!
        As promessas de Deus, na Sua Palavra, não são apenas belas gravuras ou poesia. A Palavra de Deus diz: "Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas" (2 Pedro 1:4) - e há centenas delas. Provisão abundante! Recursos ilimitados!
-Virginia Brandt Berg
*

Deus diz: "Ordene-Me!"
Você está nas mãos de Deus, mas, de certa forma, Ele também está nas suas. "Ordenai-Me acerca das obras das Minhas mãos" (cf. Isaías 45:11). "Posso dar ordens ao Senhor?" Sim, pode exigir dEle o que quiser se for obediente a Ele, se estiver na Sua vontade e desejar somente o que Lhe agrada e O glorifica. Se estiver fazendo a coisa certa, amando-O e tendo fé na Sua Palavra, Ele já prometeu atender a oração.
        Muito do que Deus prometeu depende da sua vontade, do que você faz, do que quer e de como ora! Ele Se limitou e limitou as Suas operações à fé que você tem e aos seus pedidos. "Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus". (Tiago 4:2) (BLH). Ele está esperando que você dê ordens sobre a situação.
A oração move a mão e o coração de Deus. Ele gosta de nos usar, de confinar o poder e a magnitude da Sua onipotência nas mãos de homens e mulheres fracos. Portanto, ore!

-D.B.B.

Faça o Que Você Pode Fazer!
Deus espera que faça o que você pode. Isso mostra que tem fé e que acredita que Deus fará aquilo que não lhe for possível fazer. É o que muitas vezes se chama de "dar um passo de fé".
Os Evangelhos estão repletos de exemplos. Jesus disse a um homem que tinha a mão atrofiada: "Estende a tua mão". O homem obviamente não podia mexê-la, mas ao fazer o esforço, acreditando que Jesus o curaria, a sua mão ficou "sã como a outra".1
Jesus disse a um outro, cego de nascença, para ir se lavar num determinado tanque. É provável que para os que estavam por ali tenha parecido tolice, mas o homem acreditou, obedeceu e passou a enxergar.2
Quando dez leprosos imploraram que Jesus tivesse misericórdia e os curasse, Ele disse-lhes para se apresentarem aos sacerdotes. De acordo com o costume dos judeus, depois de um leproso ser curado, tinha que apresentar-se ao sacerdote para que este confirmasse a sua cura. Os leprosos não haviam sido curados ainda mas, por acreditarem, obedeceram e, quando estavam a caminho de ver o sacerdote, foram curados.1
Antes de Jesus poder ressuscitar Lázaro, a enorme pedra cobrindo a entrada do túmulo teve que ser removida, algo que os outros podiam fazer. Quando os que estavam ao redor do túmulo, chorando por Lázaro, atenderam ao pedido de Jesus e tiraram a pedra, demonstraram sua fé de que Jesus podia fazer o milagre de ressuscitar Lázaro, e Ele o fez.
Jesus podia ter usado algum poder sobrenatural para remover a pedra, tal como ia fazer para ressuscitar Lázaro, mas não! Queria ver as pessoas colocarem sua fé em ação.2
Aqueles que demonstram fé fazendo o que podem, têm suas orações atendidas e vêem milagres. Os que pedem, recebem. Jesus tinha prazer em curar os doentes, ressuscitar os mortos e consolar os angustiados, mas na maioria das vezes os que recebiam a bênção eram os que tinham fé para pedir.
Deus pode estar querendo fazer um milagre na sua vida e está simplesmente esperando que peça, pois limitou-Se, de propósito, às nossas orações e fé. Quando estamos cheios de fé e pedimos a Deus para agir em nosso favor, liberamos Suas mãos para operarem maravilhas.
Se não tem certeza do que Deus espera que você faça antes de atender à sua oração, pergunte-Lhe. Ele lhe dirá diretamente, ou lhe mostrará quando ler a Sua Palavra.

Hudson Taylor, um missionário pioneiro, foi para a China em 1853, uma viagem que levou cinco meses e meio. Certa vez, ao passar por uma ilha habitada por canibais, o navio foi parado por uma calmaria. Os selvagens se ajuntaram na praia, esperando um banquete.
        - O senhor é um homem de Deus, senhor Taylor. Peça a Deus que faça algo para nos salvar! - implorou o capitão.
        - Vou orar, sim, desde que o senhor ice as velas para pegar a brisa.
        O capitão protestou:
        - Não posso fazer isso! Se eu desfraldasse as velas numa calmaria, a minha tripulação iria rir de mim.
        - Então também não vou orar. Primeiro prepare as velas.
        E assim foi.
        Enquanto Taylor orava na sua cabina, alguém bateu à porta. Era o capitão novamente.
        - Ainda está orando por vento?
        - Estou.
        - É melhor parar, porque o vento é mais forte do que conseguimos dar conta.
        E assim chegaram sãos e salvos ao seu destino.

Um comentário: